Capa para Caderneta de Vacinação

Algumas das opções que temos em bichinhos! Temos mais opções no site!

O projeto modelado vem uma peça – frente e costas, duas peças para as abas internas e duas peças para a lingueta de fechamento.

Há varias possibilidades de montagem e acabamentos, vamos dar algumas opções, com ou sem viés, com ou sem bolso interno, com ou sem manta, com ou sem quilt. Use e abuse da sua criatividade!

Ao centro a opção sem viés.

A direita opção com viés.

Parte interna da caderneta com viés e bolso com zíper.

Parte interna da caderneta de vacinação sem viés e bolso com zíper.

Após recortar o projeto inicio a montagem pela lingueta. Optei por usar um botão imantado.

Faço a marcação, coloco um reforço de manta e prendo uma parte do botão no lado que não tem o gatinho, que é a parte de trás da minha lingueta.

Marcação do botão 2cm da borda.

Botão colocado, coloco direito com direito da lingueta e pelo avesso passo um pé de máquina – meio cm na volta arredondada e laterais deixando a parte reta aberta para revirar.

Revire, passe a ferro e pesponte.

Reserve a lingueta. e vamos as abas internas.

Se a sua opção for fazer sem o bolso com zíper, mas com a pala forrada – corte o tecido de forro duas vezes – um para cada pala, coloque direito com direito, observando a posição que vão ficar no corpo da caderneta e passe uma costura de pé de máquina na vertical, vire a peça e pesponte. Faça o processo com as duas palas.

No meu caso optei por fazer um lado desta forma e o outro bolso com zíper. Você pode fazer bolso dos dois lados também…se quiser.
Vamos ao bolso com zíper.

Antes de fazer, posicione as peças onde vão ficar para vc visualizar certinho onde será o zíper….etc.
Corte um forro do tamanho da pala e mais 2 forros que na vertical terá o mesmo tamanho, altura da caderneta por 15cm. E vamos a colocação do zíper.

Como na montagem de uma necessaire – coloque o direito do zíper no direito da peça e o direito do forro no direito da peça e passe uma costura prendendo todo mundo.

Lembrando sempre do retrocesso no inicio e no final do zíper. vire e pesponte o zíper.

Com os dois tecidos que vc cortou do forro faça o processo do outro lado do zíper. Observe a foto acima.

Ficamos com a peça assim, pesponte o zíper dos dois lados.

Posicione as duas abas no forro da capa – este forro é cortado do mesmo tamanho que a capa externa.

Passe uma costura de segurança na volta toda prendendo as abas no local.

Agora vamos lá – se vc vai fechar a peça sem viés ou com viés.

Se vc optou por não colocar o viés, posicione a lingueta na parte externa da capa centralizando-a na parte das costas. Coloque a outra parte do botão imã no corpo da caderneta parte da frente, centralizado com a mesma direção da lingueta. Não deixe a lingueta fechada justa, pois depois no uso terá volume dentro. Coloque direito com direito – externo da peça e parte interna e costure a volta toda deixando uma abertura para revirar a peça.

Revire, passe a ferro e pesponte a volta toda na beiradinha assim já fecha a abertura. Observe este modelo meu é o da coruja. não utilizei manta e nem viés.

Na minha segunda opção – da gatinha, coloquei manta na parte externa do corpo da caderneta e quiltei, fiz a opção de colocar um falso viés largo que cortei do próprio tecido de forro porém no sentido do fio e não enviesado. É uma faixa reta de 7cm que foi passada vincada ao meio.

Coloquei o botão imã na frente, posicionei a lingueta, coloquei o forro ficando avesso com avesso da parte externa e passei uma costura de segurança na volta toda prendendo externo e interno.

Agora vou fazer a colocação do viés e pronto!

Peça quiltada – quilt livre na máquina caseira utilizando o pé de quilt.

avesso da peça quiltada – quilto a parte externa mais uma camada de manta R1.

Externo da peça pronta, interno da peça pronta, posiciono avesso com avesso, refilo se houver necessidade e passo uma costura de segurança na volta toda para iniciar a colocação do viés.

Fiz a opção de costurar o viés pelo avesso e fazer o acabamento a mão com ponto invisível pelo direito.posiciono o viés ou o falso viés no meio das costas da peça, deixo uma parte presa por alfinete sem costurar e inicio a costura da marcação para baixo com retrocesso – observe na imagem acima.

Vou com a costura até o canto da peça, paro com a distancia da margem de costura e dou retrocesso. No meu caso a minha margem de costura é de meio cm, paro faltando meio cm para finalizar a peça, se a sua margem de costura for de 1cm, vc para a costura a um cm.

Com a peça fora da máquina, vamos fazer a dobra do canto, observe a foto acima e a foto abaixo:

Dobro o viés para a direita formando angulo reto e volto com ele para cima da peça. Alfineto e voltamos a máquina, faremos este processo nos 4 cantos da peça.

Peça na máquina, inicio a costura com retrocesso e sigo até o próximo canto, lembrando de parar a costura a meio cm do final.

Paro a costura na marcação com retrocesso, tiro a peça da máquina, faço a dobradura de canto e volto a peça na máquina iniciando a costura com retrocesso.

Com os 4 cantos costurados em dobradura, vamos medir o vies para fazer o acabamento.

Paro a costura antes com retrocesso deixando uma parte, um bom pedaço, de viés sem costurar, observe a imagem acima.

Faço a marcação de quanto viés vou precisar para completar este pedaço e marco um cm de cada lado  – observe a imagem acima e a marcação com a caneta fantasma, corto o excesso. Abro o viés para costura-los. Observe abaixo:

É chatinho de fazer esta costura mas vale a pena, pois o acabamento fica perfeito. Costuro, deixo a costura aberta e acabo de pregar o meu viés na peça.

Passo a ferro o viés e como eu prefiro o acabamento a mão, faço os pontos invisíveis pelo direito da peça. Mas você também pode pregar o viés a máquina.

Bora costurar!!!
Espero que tenham gostado!

Em breve outras opções de montagem para a nossa capa de caderneta ou o que mais a sua criatividade mandar!beijo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More