Passo a Passo Mochilinha Baby

Podemos monta-las com várias opções de acabamento. Temos os tecidos dublados acima estampa corrida no metro linear e abaixo nos projetos modelados com opções lindinhas de bichinhos. Com ferragens para regulagem de alça e botões imantados assim como alça fixa e botões ritas.

Algumas das opções de bichinhos…tem mais chegando no site!

Vamos lá? Gosto de começar preparando a pala da mochilinha.

Com o projeto do tampo modelado corto uma parte igual no tecido de forro, aqui estou usando tricoline poa.
O tecido sublimado e dublado já é encorpado, a colocação da manta neste caso é opcional. Posiciono direito com direito e passo uma costura de meio centímetro ao redor da pala deixando o topo aberto para a colocação do botão imã. Nas Mochilinhas coloquei manta somente no tampo.

Revire a peça para o direito, passe a ferro e pesponte.

Marque o meio da peça com a canetinha fantasma e faça a marcação do botão imã 3cm para cima da borda.

Como o tecido de forro não tem a manta, coloco sempre um reforço no local do botão para preservar o tecido.

Botão colocado, reservo o tampo. E vamos para a montagem do bolso externo.

Com o recorte modelado do bolso corto uma parte igual de tecido de forro. Coloco direito com direito e vou costurar as partes curvas e o topo do bolso. Observe na imagem abaixo:

Revire a peça, passe a ferro e pesponte somente as partes curvas que são as aberturas do bolso.

Posicione o bolso sobre a parte da frente da mochila. Lembrando que frente e costas são iguais em medidas e cortamos também o forro pela mesma medida  – duas partes – frente e costas.

Alinhar bolso e parte da frente. Alfinetar, costurar a parte superior do bolso prendendo a na parte da frente.

Recorte agora a caixinha de leite do bolso na parte da frente e na parte das costas, passe uma costura na beiradinha prendendo todo o bolso na parte da frente – costurinha de segurança, que facilita a nossa vidinha na hora de fechar a peça.

Preste atenção ao cortar a caixinha de leite se o seu tecido tem sentido de estampa. No nosso caso aqui temos um sentido de estampa a seguir.

Agora você decide se vai colocar a alça fixa ou com reguladores, no caso optei por colocar reguladores então cortei 10cm de alça pronta de algodão para a fixação da meia argola.( você pode optar pela alça pronta de nylon ou fazer a alça de tecido) com o regulador coloco 60cm de alça de cada lado, quando a alça é fixa coloco 50cm de cada lado.

Posiciono e alfineto frente e costas, direito com direito e vou posicionar a alça de 10cm com a meia argola cerca de 3 cm acima da caixinha de leite nas laterais da peça. Costure o fundo, as laterais com um pé de máquina, no meu caso, meio cm.

Caso vc opte por colocar a alça fixa, ela deve ser encaixada neste mesmo local na costura lateral.

Após fechar fundo e laterais, feche as caixinhas de leite.

Ache o meio das costas para a colocação da alça de mão. Alinhe as costuras laterais e localize o centro da peça. Medida da alça de mão cerca de 25cm. Do centro para as laterias cerca de 2cm para o posicionamento da alça, ficando um entrealças de mão de 4 a 5 cm. Na sequencia encaixe a alça das costas. Observe na foto acima.

Passe uma costura de segurança prendendo as alças no local indicado e vamos posicionar o tampo.

Meio do tampo, com o meio das costas, direito do tampo com o direito das costas. Passe uma costura de segurança prendendo o tampo no local indicado.

Antes da colocação do forro, precisamos colocar os botões imãs laterias. Caso opte pelos botões ritas podem ser colocados com a peça já pronta.

Aqui vamos colocar os botões imantados antes da colocação do forro.

Nas costuras laterias desça aproximadamente 4cm e para cada lado de 2,5 a 3 cm. Faça a marcação para a colocação do botão.

Faça a medida certinha e alinhada. Coloco reforço interno de manta para preservar o tecido.

Observe o avesso da peça na foto acima, faça esse processo nas duas laterais da mochilinha.

Reserve o corpo da mochila e vamos ao fechamento do forro.

Colocando direito com direito, fechando o fundo, laterais e caixinha de leite da mesma forma que foi feito na parte externa da peça, lembrando de deixar um pedaço aberto na parte do fundo do forro para revirar a peça.

Forro fechado, vamos vesti-lo no corpo externo da mochila, direito com direito, alinhando os centros e as costuras laterais, alfinete.

Passe uma costura de um pé de máquina na volta toda da boca da mochila.

Ficamos assim, como na foto acima. Eu particularmente gosto de prender o forro no corpo da peça pela caixinha de leite para que o forro durante o uso fique saindo da peça, mas não é obrigatório, apenas uma sugestão. Aqui prendi a caixinha de leite do forro a caixinha de leite externa por uma costura.

Sim…vira um “bololo” mas fique tranquila que agora ao desvirar você verá que esta tudo ok.

Desvire com cuidado e paciência para não correr o risco de rasgar o forro.

Feche a abertura que deixou no fundo da peça a máquina ou com pontos invisíveis.

Esta quase pronta a nossa fofurice!

Vamos leva-la ao ferro de passar e assentar as costuras passando o forro para dentro da peça para poder pespontar a boca da mochila.

Pesponte a boca da mochila pelo lado direito da peça.

E agora vamos colocar a outra parte do botão imã do tampo para finalizar a peça. Este botão vc vai medir fechando a mochila. Ele fica centralizado ao bolso da frente e bem no limite do topo do bolso.

Coloco um reforço de manta dentro do bolso e finalizo a colocação.

Prontinho! Fofurices prontas para agradar a criançada! Gostaram? Até o próximo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More