Capa de caderneta com zíper

Capa de caderneta de vacinação com zíper.

Você vai seguir o processo do post – Capa de caderneta de vacinação, o processo de montagem é o mesmo até a hora da colocação do viés.

Chegando nesta parte da montagem, unimos o interior pronto com o externo da caderneta por uma costurinha de segurança na volta toda.

Arredondamos os cantinhos como vemos na foto acima. Refilamos como na foto abaixo:

A colocação da lingueta neste caso é decorativa, já que o fechamento será com zíper. A colocação ou não fica a seu critério. Coloquei para fazer um charminho!

Parte interna e externa unidas, cantos arredondados vamos a colocação do zíper.

Você pode optar para fazer o fechamento do zíper na parte superior ou inferior da peça.
Eu gosto de deixar o fechamento na parte superior, portanto optei por fazer a colocação do zíper do meio da parte inferior para cima.

Acho o meio da peça – alfinete vermelho. Deixo uma sobra de zíper para o acabamento interno, cerca de 4 a 5cm, deixo dois cm do meio sem costurar e inicio a colocação do zíper com retrocesso. prego o zíper como posicionado na imagem acima no lado interno da peça fazendo a volta toda. Nos cantos arredondados a dica para que o zíper assente são pequenos piques no tecido do zíper de no máximo 0,5cm.

Dei a volta na peça toda e mantenho dois cm de cada lado do centro da peça sem costurar. Observe a foto acima. A sobra de zíper deve ser igual dos dois lados.
Destaco o zíper, esta quantidade de zíper vc fara duas peças. Hora de colocar o cursor:

Cursor colocado, refilamos o zíper e colocamos um acabamento no final do zíper.

Vamos finalizar com a colocação do viés:

Optei por fazer o viés de tecido, corte em tecido enviesado de 6cm, passei a ferro vincado ao meio. Você pode optar por usar o viés pronto largo. Dobro o inicio do viés para fazer o acabamento, deixo uns 3 cm sem costura e começo a pregar o viés do meio das costas para frente na parte interna da peça. Coloca na volta toda, com cuidado nos cantos arredondados para não pegar os dentinhos do zíper e faço o acabamento colocando a ponta do viés dentro da parte inicial sem costura e finalizo a costura do viés.

Leve ao ferro, passe e vire o viés para a parte externa fazendo o acabamento a mão ou a máquina.

Optei por fazer o acabamento com ponto invisível a mão.

 

Prontinho! Espero que tenham gostado. beijos e ate a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More