Bolsa Sacola com zíper e bolso duplo

Há muitas maneiras de montar a bolsa sacola:
sem zíper, com zíper, com bolso interno simples, com bolso interno duplo, opções diferenciadas para a colocação da alça…neste PAP vou mostrar a bolsa com zíper na boca em tecido a parte e o bolso duplo.

Vamos ao bolso duplo – ao finalizarmos este bolso teremos um bolso simples + um bolso com zíper na mesma peça.
Material necessário: dois cortes de tecido(estou usando para forro, bolso, acabamento o 100%algodão) de 20cm x 40cm, um ziper de metro de 25cm, um cursor e 2 faixa de tecido de 6cm x 25cm vincadas no ferro ao meio para o acabamento do bolso.

Montamos um sanduíche de tecido, zíper e tecido, colocando o direito do tecido com direito do tecido.

Deixamos todos alinhados com a sobra de zíper nas duas extremidades e passamos a costura com o pé do calcador rente aos dentinhos do zíper.
Lembrando sempre do retrocesso no início e no final das costuras.

Pesponte rente ao zíper pelo direito da peça, faça o mesmo processo do outro lado do zíper, para pespontar a segunda parte abra o zíper e a sua peça ficará como a imagem abaixo:

Hora de passar o cursor e refilarmos a peça, cortando os excessos.

Posicione o zíper como na foto acima e passe um pesponto na boca do bolso – passei com um pé de máquina.

Vamos colocar os acabamentos nas laterais do bolso, as tiras de 6cm vincadas ao meio. o lado aberto para fora do bolso, deixe sobrar um pouco para cada extremidade do bolso como imagem abaixo e passe uma costura de aproximadamente meio cm.

Vá ao ferro de passar e faça a dobra do acabamento passando bem bonitinho para o direito da peça e alfinete.

O bolso está pronto para ser pregado na peça. Vamos com a costura do acabamento prende-lo ao forro da bolsa.

Achamos o centro do forro e do bolso e alfinetamos, aproximadamente 8cm abaixo do topo da boca da bolsa.

e agora vamos costurar, laterais e fundo do bolso na parte do forro.

Bolso costurado, vamos finalizar o fechamento do forro. Pego a outra parte do forro da bolsa, coloco direito com direito e passamos um pé de máquina nas laterias e fundo da bolsa.

Fazemos a marcação das caixinhas de leite – 7cm a partir da costura. Fechamos as caixas de leite e reservamos o forro.

Forro pronto – reserve-o. Vocês vão observar que neste forro não deixei abertura embaixo para revirar a peça, pois neste modelo farei um acabamento de falso viés na boca da bolsa para a colocação do zíper que não vamos precisar revirar a peça, portanto posso finalizar o meu forro como na foto acima.

Faremos o mesmo processo de fechamento com a parte externa da bolsa, costuras laterais, marcação da cx de leite.

Vire a peça para o direito e encaixe o forro dentro alinhando as costuras laterais e encontrando o meio da frente e costas da peça. Eu optei por não cortar as sobras da cx de leite, mas caso queiram podem cortar deixando uma margem de segurança.

Faça agora o posicionamento das alças. A medida da alça é pessoal, eu coloca de 60cm a 70cm para cada lado. Nesta peça estou utilizando alça de algodão colorida de 2,5cm. Você pode fazer a alça de tecido, colocar alça pronta…enfim…

A partir do meio encaixo as alças 10 cm de cada lado – deixando um entrealças de 20cm.

Reserve a peça e vamos a montagem do zíper da boca da bolsa.

Material: a boca da minha bolsa costurada ficou com 47cm, então optei por fazer o zíper com 42cm. Vamos precisar de 4 faixas de 6cm x 42cm e duas faixinhas de 6cm x 14cm e um cursor.

Faça o sanduíche: tecido, zíper e tecido e costure, vire a peça para o direito e pesponte rente ao zíper. Faça o processo dos dois lados do zíper.

Coloque o cursor e posicione o acabamento como na imagem acima, as faixas de 6cm vincadas a ferro, com a abertura para o externo da peça e vamos passar uma costura de pé de máquina.

Faça o processo nos dois extremos da peça como na imagem acima, virando o acabamento para o direito e pespontando, corte os excesso e vamos alfinetar a peça do zíper na boca da bolsa centralizando os meios.

Passe uma costura na volta toda da boca da bolsa prendendo a peça do zíper e as alças nos lugares.

Para o acabamento da boca da bolsa vamos utilizar uma faixa de 7cm x tamanho da boca mais uma folga de uns 5cm.

Vinque a faixa ao meio, é o nosso falso viés pois ela parece um acabamento de viés mas foi cortada no fio reto.

Posicione como na imagem acima o nosso falso viés. Vc pode começar a colocação de qualquer parte, mas evite as laterais onde a colocação é mais curva e acaba dificultando o trabalho. Deixe um pedacinho sem costurar para encaixar a finalização do acabamento e inicie a costura com retrocesso.

Encaixe a finalização do viés dentro da parte inicial que vc deixou sem costurar e finalize a colocação do falso viés.

Vá ao ferro de passar e vire o falso viés para o direito da peça, metade, alfinetando para depois pespontar!

Pesponte. E a sua peça esta pronta. Eu optei por prender a alça ainda com o rebite e florzinha, mas você pode dar pontos a mão, colocar um botão, passar um reforço de costura a máquina…o que a sua criatividade mandar.

Espero que tenham gostado e até a próxima!!! beijos e Bora costurar!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More