PAP – Mochila Pequena

Olá tudo bem? Vamos montar o projeto da Mochila tamanho P, o mesmo processo serve para os tamanhos M e G.


Quando você compra o projeto o que vem? A parte externa em tecido sintético dublado(estruturado) – frente com bolso, acabamento do bolso, costas, fundo da mochila e faixa superior para a colocação do zíper e os reforços de alça. Os demais materiais necessários como forro, zíper, cursores, reguladores, meia argola você pode adquirir separadamente de acordo com a sua necessidade e gosto.(Lujinha da Frosina)


Materiais: Projeto Mochila PEQUENA
Materiais de costura: linha, tesoura, máquina…etc
3 cursores e 1 metro de zíper de metro – estou usando o numero 5
2 meia argola e 2 reguladores de alça – passagem de acordo com a alça – aqui estou usando de 3cm
forro para a peça (em torno de meio metro) – estou usando o nylon acoplado vermelho para dar estrutura a peça
alça – estou usando a de algodão colorida – vermelha – 1.70m sendo 10cm para cada meia argola, 25 cm para a alça de mão e o restante para as alças das costas.
uma faixa de tecido 6 cm x 50cm para fazer os puxadores de zíper + acabamentos laterais – aqui estou usando tricoline poa vermelha

Vamos começar montando as partes para depois unir – inicio a montagem pelo bolso da frente:

Bolso externo, forro, zíper e cursor na mão…vamos lá:
Colocar o direito do zíper no direito da peça e passar um zig zag ou uma costurinha de segurança se quiser e posicionar o direito do forro com o direito da peça:

Passe a costura rente aos dentes do zíper com o pé calcador normal da máquina – eu prefiro, se quiser pode usar o pé para colocação de zíper mas não é obrigatório, até para não correr o risco de ficar um filete estreito para a passagem do cursor. Vire o forro para a posição correta e pesponte.
Pegue a parte superior de acabamento do zíper e vamos costura-la a peça colocando direito do acabamento com o direito do zíper.
Vamos pegar a parte da frente da mochila para posicionar o bolso e faremos o pesponto da parte superior do zíper do bolso já prendendo o bolso na frente.

Após pespontar a parte superior do zíper prendendo o bolso a peça, vamos dobrar o restante do acabamento na largura que você preferir e vamos fazer um novo pesponto prendendo o bolso na parte da frente da mochila.

Passe o cursor e eu gosto de passar uma costurinha de segurança prendendo a volta toda do bolso com o forro no corpo da mochila.

Caso haja necessidade refilar, cortar os excessos. Reserve a parte da frente da mochila e vamos pegar a parte das costas iniciando a montagem das alças:

Deixamos o reforço de alça em formato retângulo para que você tenha autonomia de montar de acordo com a sua alça e do tamanho e formato que preferir, coloco abaixo o jeitinho que faço. direito com direito – externo e forro com a alça posicionada no centro do tecido formando um sanduíche. se a sua estampa tiver sentido no desenho, preste atenção para que não fique de ponta cabeça.

A parte onde a alça esta encaixada, marco a largura da alça e na parte de baixo deixo um cm e meio maior de cada lado da alça e risco. Costuro na marcação, corto os excessos, reviro e pesponto.

Vamos posicionar as alça de mão, costas e as meia argolas na parte das costas da mochila e passar uma costura de segurança para prende-las tirando os alfinetes.
Acho o meio da parte das costas, a alça de mão ficam como na imagem acima 1cm do meio para cada lado. Observe a foto acima, na sequencia as alças de costas e na curva inferior as meia argolas. Refilo, recorto os excessos que estão fora do corpo da mochila. Reserve as costas e vamos na parte do zíper para a abertura da mochila.

2 faixas do zíper, forro e o zíper. Vamos montar o sanduíche, direito do tecido com direito do zíper e o direito do forro.

Costure, vire, pesponte e faça o mesmo processo do outro lado do zíper.

 

Passe os cursores – como a extensão é grande coloco dois.

aproveita para achar os meio de todas as partes, fole, fundo da mochila, frente e costas.
Frente montada, costas montada, fole montado(parte do zíper) agora vamos prender o fundo da mochila ao fole.

Direito do fundo da peça, com direito do fole – meio da parte de baixo com o meio do zíper.
Vamos costurar somente a parte externa na parte externa, o forro do fole deve ficar solto.

Vamos costurar até chegar no zíper mas não passar por ele. Observe as imagens:

Faça o processo dos dois lados – um pé de maquina de costura – aproximadamente 0,5 cm. Parte externa do fole presa a parte do fundo da mochila faremos o mesmo processo para prender o forro.

direito do forro com direito do forro, meio do fundo com o meio do zíper, vamos costurar somente o forro a parte externa deve ficar solta.

O fundo da peça e a parte do fole neste modelo tem exatamente o mesmo tamanho, caso haja alguma diferença aproveite para fazer a correção e refilar.

Como fizemos no processo anterior, costuro ate o zíper, mas não passo por ele.

A parte do zíper ainda esta sem costura, vamos costura-la agora aproveitando para prender os puxadores, agora vamos costurar externo e forro somente na parte do zíper prendendo o puxador.

Faço o mesmo processo dos dois lados.
Costuro somente na parte que estava sem costura, passando pelo zíper e prendendo os puxadores.

E nossa peça do fole e fundo da mochila ficou assim, agora vamos refilar as diferenças e deixar tudo certinho, forro e externo, fundo e fole da mesma largura.
Observe que o nosso forro esta separado da parte externa, somente preso no zíper.

Vamos agora montar a faixa no corpo da mochila, alfinete sempre começando pelos meios marcados e não estique, puxe, o tecido – vá acomodando a faixa na peça – o tamanho da modelagem da certinho, mas como cada um tem a sua forma de montagem, caso haja alguma pequena diferença vc pode deixa-la na emenda do fundo da mochila com a função da parte do zíper. (se houve diferença, muito pequena)

Alfinete somente a parte externa do fole e fundo da mochila com a parte externa da frente da mochila.

Passe uma costura na volta toda, certifique-se que esta tudo ok. Passe mais uma costura de reforço.
Agora vamos pregar a parte das costas no outro lado da parte externa do fole e fundo da mochila.

Alfinete, sempre colocando meio com meio, direito com direito e com muito capricho costure, verifique que esta tudo ok e passe uma costura de reforço. Lembrando que estamos costurando somente a parte externa do fole e fundo da mochila e externo do corpo da mochila. Ainda não colocamos a parte do forro.
Nesta forma de montagem, tudo fica embutido e não teremos aplicação de viés.

Com tudo alfinetado, passo uma costura na volta toda, confiro e passo a segunda costura de reforço. Parte externa toda costura e nosso forro ainda solto.ok?

Assim esta a nossa peça, agora vamos a colocação do forro parte da frente e das costas da mochila.

Posiciono onde será a posição final do forro. alfineto direito do forro com o direito da faixa de fundo e fole da mochila. A parte de dentro a gente vai amassando para ficar por dentro, parece confuso e complicado mas não é. A primeira a gente apanha um pouco…kkk mas depois fica tranquilo.

Alfinete a volta toda sempre batendo os meios.

Passo uma costura na volta toda, certifique que ficou tudo certinho e passe uma costura de reforço. Revire esta parte e vamos fazer o mesmo processo do outro lado.
A Segunda parte do forro fecho deixando uma parte na base da mochila sem costurar para poder revirar.

Passo uma costura mantendo a abertura e reviro a mochila. Esta parte que ficou aberta fecho a máquina com uma costurinha bem rente.

Reviro a peça, arrumo bem a mochila, cantos, desamassando antes de fechar a abertura.

Fecho a abertura a máquina e coloco a mochila no direito!!! prontinha!

Fica uma fofura e facilita a nossa vidinha fazer sem a colocação do viés! beijos e até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More