Estojão Triplo

Hoje vamos de estojão triplo! O projeto com o corte em tecido dublado você encontra na Lujinha da Frosina e na NovaSpham assim como os demais materiais necessários para a costura da peça.
O projeto vem desta forma:

Um retângulo – corpo do estojo com aproximadamente – 31,5 x 39 cm e 3 faixas de 5,5 cm x 31,5 cm. Sendo que uma destas faixas vc vai usar para fazer a alça do estojão e as outras duas são a separação dos zíperes. Vc pode optar por recortar rente ao desenho e trabalhar com os cortes nesta medida, principalmente se a máquina for caseira e com margem de costura de 1cm. Como eu estou costurando na máquina industrial e a minha margem de costura é de meio cm, refilei as peças ficando com as medidas abaixo:
alça – deixei como estava 5,5 cm x 31,5 cm
faixas dos zíperes: 4 cm x 30 cm
Corpo do estojão: 30 cm x 38 cm (tirei um pouquinho de cada lado para não comprometer os desenhos!
Vamos precisar:
4 faixas – 6cm x 6cm aproximadamente para fazer os puxadores da peça – eu usei algodão liso
2 forros de 28cm x 22cm – usei tecido de algodão liso
1 forro em duas partes de : 28cm x 12 cm
3 zíperes de 35 cm e 3 cursores – trabalho com zíper numero 5

Optei por usar forros e zíperes coloridos, mas você pode fazer tudo da mesma cor…ai vai de gosto, do cliente…enfim…
Gosto de deixar a alça e os puxadores já prontos e então vamos para a montagem da peça:


Vamos começar definindo a posição das faixas e cores dos zíperes, a minha escolha na foto acima e vou passar uma costurinha de segurança, prendendo os zíperes nos locais definidos.

Costurinhas passadas, prendi os zíperes nos lugares e vamos iniciar a montagem dos estojos. O processo de montagem é praticamente o mesmo de quando fazemos um estojo simples, o raciocínio é o mesmo, porém aqui temos 3 estojos em uma unica peça. Inicio a montagem pelo zíper do meio(pink), colocando o forro pink na peça.

O forro do estojo do centro é o único forro cortado ao meio, pois vamos deixar nesta parte a abertura para revirar o estojo, repare que os outros dois forros foram cortados inteiros. Localize o meio dos zíperes e o meio dos forros.

Coloque meio com meio – zíper e forro e vamos passar uma costura rente ao zíper prendendo o forro. Direito forro com o avesso do zíper! Faço o processo nos dois lados do zíper pink – olhe abaixo:

Passamos e vamos pespontar o zíper pelo direito da peça.

Pespontado dos dois lados do zíper pink, vamos fechar o nosso forro, lembrando que é neste foro do meio que vamos deixar a abertura para revirar a peça.

Vamos passar a costura deixando a abertura generosa na parte debaixo do forro. as costuras laterias vão até o zíper, mas não passam por ele. Muitas pessoas deixam o forro assim, eu prefiro fazer em todas as partes do forro uma cx de leite para assentar melhor o forro na peça.

da costura do bico para dentro marco 1,5cm. olhe na foto abaixo:

faço nos dois cantos:

Primeiro compartimento pronto, vamos fazer o mesmo processo nos outros dois. Vc observou que a parte do forro fica um pouco menor que a parte externa. é isso mesmo!
Vamos lá: Agora a parte do forro Amarelo:

Meio do forro com o meio da faixa, passo a costura rente ao zíper!


Viro a peça para o direito e pesponto a peça rente ao zíper!

O zíper amarelo esta com um lado na faixa e o outro lado no externo do corpo do estojo. forro preso – ver na foto baixo, abro o zíper, pesponto rente ao zíper,


Passo os cursores tanto no zíper pink como no amarelo, viro a peça para fazer o fechamento do forro amarelo:

Preste atenção para passar os cursores todos do mesmo lado.


Faço o fechamento das laterias do forro amarelo, chegando ate o zíper, porém sem passar por ele. Faço a caixinha de leite igual a que fiz no pink e temos duas partes prontinhas.

Vamos a terceira parte – zíper verde água! Colocação do forro, meio do forro com meio do zíper e a colocação de uma parte na faixa e a outra na parte externa do corpo da peça.


E vamos pespontar rente ao zíper pelo direito e colocar o cursor:

Viro a peça e fecho o forro como o amarelo, nas laterias até chegar ao zíper, faço a cx de leite e temos os 3 forro prontos.

A peça pelo avesso não fica bonita não…tem muitas costuras, muita linha, vá fazendo a limpeza da peça durante os processos, mas no fim…quando vira-la para o direito estará tudo lindo!!!kkk

Posicione o meio do zíper do meio(pink) com o meio da parte externa da peça,
Vamos colocar os puxadores e alça nos seus devidos lugares para fechar as costuras da parte externa, observe na foto que cortei os excessos de zíper e fiz a limpeza na peça:

Coloca a alça do lado que os cursores estão fechando:
A alça são nos zíperes externos, no do meio vai o puxador. Atenção para não deixar a alça torcida.

Do outro lado vão os 3 puxadores:

Tudo certinho em seus devidos lugares passamos as costuras laterias na parte externa da peça:

Faço o mesmo processo dos dois lados da peça, refilo os excessos e vamos marcar a cx de leite da parte externa de 4cm A PARTIR DA COSTURA!

Fecho as caixas de leite nos 4 cantos:

Se quiser pode cortar os excessos, eu não corto:
O nosso “monstrinho” pelo avesso…jaja vai virar príncipe pelo direito!kkkk revire a peça pela abertura do forro central – pink:

Acerto bem o forro e fecho a abertura a mão ou a máquina. Eu fecho na máquina para ficar bem resistente.
Antes de fechar acerte bem os cantos, de uma boa acertada no estojo…e o príncipe aparece! Fica lindo, prático e multi uso!!!



Gostaram? Para a semana que vem tem PAP do case para agenda, livro de receitas, tablet…olha que charme fica esta duplinha!!!


Até lá meninas! beijão e boas vendas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More