Necessaire Tripla Pastel (pode ser carteira de mão) Clutch

Esta é a nossa necessaire tripla pastel – pode ser usada como necessaire ou mesmo como carteira de mão. Ela tem dois zíperes que formam 3 divisões, uma necessaire menor interna e duas externas fechadas por um zíper. Prática, versátil, uma excelente peça para venda e cabe muita coisa nela…a gente organiza a vidinha!
O projeto modelado desta peça esta a venda no site da Sphamtex ou na Lujinha da Frosina! Vem modelado em tecido sintético dublado. Você recebe estas partes da peça:

São 4 partes maiores – externas, duas partes da necessaire menor interna e a alça.
Você vai precisar de tecido para forro, na medida e quantidade iguais as partes do projeto, nas minhas peças forrei com tecido de algodão, dois zíperes – um para a necessaire interna (30 cm) e outro para a externa(40 cm) , dois cursores e dois pedacinhos de 5 x 10 cm de tecido para fazer o acabamento do zíper.

Bora costurar!!! Começo deixando a minha alça externa pronta, dobrar ao meio e ao meio novamente e passar dois pespontos na beiradinha – basicão de alça!

Reservo a alça e vamos para o externo da peça. Basicamente é o mesmo processo de montagem da necessaire básica, com alguns ajustes para juntar as 3 peças.

Vamos pegar duas partes maiores, 2 forros e o zíper de 40cm e um cursor.
Achamos o meio das peças e do zíper, e fazemos uma marcação de 1cm na extremidade de cada peça externa e forro.
Vamos costurar o zíper deixando sempre no inicio e fim da peça 1cm sem costurar para facilitar o acabamento final. Inicio a costura a partir de 1cm sempre dando retrocesso no inicio e fim da costura.

Achei os meio, fiz as marcações e vamos montar a colocação do zíper.

Direito da peça, avesso do zíper e direito do forro, vamos pregar o zíper começando pela marcação de 1cm e terminando na marcação de 1cm.

Viro a peça para o direito e pesponto na beiradinha do zíper, vamos fazer o mesmo processo do outro lado do zíper. A nossa peça fica assim:

Passo o cursor, deixo ele no meio com o zíper fechado e reservo esta peça já deixando a nossa alça posicionada na parte externa para não correr o risco de esquecer!

Reservo e vamos as duas partes menores que formam a necessaire interna – duas externas menores e dois forros, zíper de 30cm e cursor.

Vou fazer o mesmo processo da anterior, achar os meios, marcar 1cm nas extremidades, fazer o sanduíche e pregar o zíper, virar e pespontar!

A nossa necessaire interna fica assim. Seguimos o mesmo processo da peça anterior.ok?
Agora vamos colocar a nossa peça no avesso e na parte externa vamos medir de fora para dentro 3cm e riscar um retângulo. Observe na imagem abaixo:

Faço a marcação nos dois lados da peça!

Vamos fixar este retângulo nas partes maiores que ainda estavam sobrando! Coloco direito da necessaire menor com o direito da parte maior alinhando os centros, observe na foto acima. Passo uma costura seguindo a marcação do retângulo.

Faço o mesmo processo dos dois lados da peça. Nas duas partes da necessaire menor onde fiz a marcação do retângulo.

Nossa peça ficou assim! Agora vamos colocar o forro desta parte maior onde prendemos o retângulo. Coloco direito do forro com o direito da peça, costuro sempre deixando 1cm no inicio e no fim da peça, viro e pesponto, os pespontos também deixo 1cm no inicio e fim da peça.

Faço o processo dos dois lados.

A nossa peça esta assim. Agora vamos finalizar a necessaire menor, a que vai ficar no meio da nossa peça. Para isso, precisamos alfinetar a parte maior dobrada para podermos fechar a menor.
Observe na foto abaixo. Alfineto pegando somente o tecido externo da menor, o forro da menor deve ficar solto. Faço isso dos dois lados.

E vamos para o fechamento da menor, externo com externo, forro com forro, tudo alinhado e alfinetado.

Vamos passar a costura em toda a volta deixando uma abertura para revirar a peça no forro.

Revire a peça e feche a abertura do forro depois de arrumar bem a peça a mão ou a máquina. Eu fechei a máquina! A necessaire do meio esta pronta.

A nossa peça esta assim. correto?
Tiro os alfinetes de um lado e vamos fazer a colocação da parte externa nestas partes maiores que ficaram presas a necessaire menor. E depois repito o processo do outro lado.


Vamos alinhar forro com forro e parte externa com parte externa, o restante da necessaire ficou lá dentro. parece confuso mas é só a primeira…entendendo o processo as próximas vc tira de letra!
Vou costurar tomando o cuidado de não pegar a parte que ficou dentro do sanduíche e deixar a abertura generosa no forro para revirar a peça.
Observação muito importante – o excesso de zíper vc deve colocar para dentro da peça, agora vc vai observar como foi importante deixar aquele 1cm sem costurar, ele vai facilitar muito o acabamento da peça.

Reviro a peça e vou fazer o mesmo processo do outro lado. Deixe a abertura do forro grande, principalmente na ultima parte pois terá um volume grande para revirar e não corre o risco de rasgar o forro.

Reviro a peça, as vezes há a necessidade de abrir o zíper externo, caso isso aconteça, sem problema é só passar o cursor novamente. Feche as aberturas do forro, a mão ou a máquina.
Vamos fazer o acabamento do zíper com os tecidinhos de 5cm x 10 cm.


Vou dobrar ao meio já fazendo o acabamento nas extremidades e passar uma costura nas laterias, reviro.

Faço com as duas partes e vamos encaixar no zíper e costurar.

Pode ser apenas uma costurinha reta ou fazer um X.

E a nossa necessaire tripla pastel ou carteira de mão está prontinha!

Super espaçosa!!!



Tem muitas estampas lindas esperando por vc! Boa Costurar e ótimas vendas! Até breve!!!

Leave A Comment

Related Post

Read More
Read More
Read More
Read More